A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

A Confederação do Equador tinha um caráter revolucionário e separatista. Essa união reuniu políticos e revolucionários em prol da separação do Nordeste brasileiro. Um movimento que ganha força na província de Pernambuco mas espalha-se rapidamente.

Bandeira da Confederação do Equador.

A Confederação do Equador foi uma das muitas revoltas ocorridas no Brasil Imperial. Ocorreu no ano de 1824 na província de Pernambuco como um movimento de resistência ao governo e às medidas do Imperador D. Pedro I.

A base dessa rebelião foi a crise econômica da região, gerada pela queda na venda do algodão e do açúcar. A insatisfação do poder político do Império veio pois o Governo não fazia nada para intervir a crise.

Execução de Frei Caneca, um dos líderes da revolta.

Com a derrota da Confederação do Equador, Dom Pedro I conseguiu impor sua força nas províncias nordestinas, mas não o suficiente para pacificar a região, pois os ideais republicanos ainda permaneceriam e motivariam outras revoltas durante o Período Regencial. A revolta em Pernambuco mostrou também que a imprensa tinha poder de difundir ideias e motivar rebeliões contra o império.

As tropas imperiais lutando contra os participantes da Confederação do Equador.

Deixe um comentário